HIDROPSIA - VARIANTE BEM ESQUISITA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

HIDROPSIA - VARIANTE BEM ESQUISITA

Mensagem  Maisouza85 em Sab 15 Dez 2012, 14:42

Boa tarde,

Tenho um Betta macho já há 1 ano e meio, inicialmente era alimentado com ração em bolinhas, mas depois passei a usar ração "folheada".

Quando a ração era de bolinhas, suas fezes eram de forma cilíndrica e alongada ( "cobrinha"), quando adotei a "folheada", ele demorava a defecar e suas fezes saiam em forma de um "bolo" avermelhado; imaginei que fosse algo normal, por conta da diferença de ração, e o avermelhado me parecia ser o corante da ração.

O Betta teve problemas com ictio, mas foi logo resolvido, também teve problema de "popeye" e que também foi revertido, só que infelizmente acabou perdendo um dos olhos (a pupila ficou totalmente embaçada). Ontem, encontrei o Betta isolando em um canto do aquário (exclusivo para ele), e notei que havia defecado mais um "bolo" de fezes, mas para meu espanto notei que abaixo do seu ventre, pedurava-se uma bolsa transparente, como se fosse uma vesícula vitelina, algo bem esquisito, foi aí que concluí que, ter forçado a defecação do bolo, muito provavelmente acabou projetando para fora algum orgão, a bexiga natatória, ou enfim, algo de dentro dele. Essa bolsa transparente tem vasos sanguíneos, e em seu interior há uma pequena massa sólida e avermelhada, que não consigo ter a mínima ideia do que seja. A calda do peixe está desgastada, e em suas extremidades aparecem pequenos pontos pretos. O betta consegue nadar na superfície, e raramente mergulha, e quando o faz, é com extrema dificuldade e total desequilíbrio, as escamas estão eriçadas, o que caracteriza a hidropsia.

Pelo estado dele, ontem pensei até em sacrificá-lo por choque térmico, seguido de decapitação, mas pensando o quanto ele foi forte com todos os problemas que já teve, não me sentiria bem, sem ao menos tentar alguma coisa. Então iniciei o tratamento específico para hidropsia (labcon bacter), comprei a ração medicamentosa que é indicada para esses casos... na verdade não tenho muitas esperanças, ele parece estar sofrendo, ou assim eu entendo, mas como disse, não quero desistir dele sem tentar alguma coisa, mas me incomoda muito vê-lo nesse estado.

Gostaria da opinião de criadores que tenham passado por situação semelhante, ou enfim, que possam me auxiliar no que posso fazer de melhor para o betta, seja o tratamento ou o sacrifício.

Agradeço à todos pela ajuda

Última edição por Maisouza85 em Dom 16 Dez 2012, 18:52, editado 2 vez(es)

Maisouza85

Re: HIDROPSIA - VARIANTE BEM ESQUISITA

Mensagem  Carla Gusmão em Sab 15 Dez 2012, 16:33

Olá Maisouza, infelizmente acho muito difícil o seu betta se recuperar, pelo estado que ele se encontra, principalmente por ter aparentemente expelido algum órgão interno; más também acho que ele merece a chance de tentar se recuperar...
Continue com o tratamento que você está administrando e vamos ver se ele se recupera...
Vá postando a evolução do seu estado de saúde...

Beijo.

Mensagem  Maisouza85 em Dom 16 Dez 2012, 02:04

Agradeço toda a sua sinceridade.

Quando me aproximo do aquário ele fica agitado, um comportamento condicionado, ele geralmente faz isso quando quer comida, às vezes a reação não tem esse propósito, nessas horas prefiro acreditar que ele está manifestando algum tipo de afeto, mesmo ele sendo um peixe.

Tenho colocado a ração, mas ele mal consegue abocanhar um pedacinho que seja... olho para ele, seu rosto está transfigurado, sua boca aberta, parece angustiado, perdido em meio a tanto dor.

Preciso confessar, é muito difícil... não consigo me decidir o que é cruel de fato... se insistir em uma situação dolorosa para ambos, tendo consciência o "fim" é irremediável, ou de lhe arrancar logo de uma vez esse sofrimento, e por fim a sua (minha?) agonia... eu olho para ele, e às vezes tenho a ligeira impressão de que ele está me pedindo: "Por favor, acabe logo com isso!", ou então, "Socorro, você devia ter cuidado melhor de mim, agora faça de tudo e me salve!"... estou num dilema terrível... o tratamento prossegue, por enquanto não dá para perceber qualquer sinal de melhora... é muito cedo.

Desculpem escrever essas coisas... mas acho que partilhar isso em um fórum onde pessoas são apaixonadas por peixes, é o único lugar onde esse desabafo pode ser compreendido.

Mais uma vez agradeço sua ajuda e boa vontade

Maisouza85

Mensagem  Administrador em Dom 16 Dez 2012, 02:23

Maisouza, eu sinto muito pelo estado que seu peixe se encontra, más acho que a Carla tem razão , mesmo sendo muito difícil a sua recuperação, acho que você deve continuar com o tratamento, pois pelo menos você ficará com a sua consciência tranquila sabendo que fez de tudo para tentar salvá-lo...

Abraço e boa sorte com o tratamento.

Administrador
Admin

http://brasil-ciclideos.forumeiros.com

Mensagem  Maisouza85 em Dom 16 Dez 2012, 16:52

Ainda não o fiz, mas tomei a decisão por sacrificá-lo, pois não houve qualquer mudança no quadro, o peixe continua isolado em um dos cantos, o que reflete um comportamento de imensa dor.

Ao colocar a ração esfarelada para facilitar sua alimentação, ele apenas belisca e depois desiste. A bolsa continua do mesmo tamanho, e não houve sinal de retração, considerando que ela própria obstruirá futuramente a passagem das fezes, mesmo que o peixe comesse a ração muito provavelmente seria impossível excretar, sem agravar ainda mais o seu estado.

O processo da eutanásia, será por choque térmico , seguida decapitação. Para alcançar esse objetivo irei aquecer a água com a ajuda de um termostato à temperatura máxima suportada pelos bettas (30° graus), para depois mergulhá-lo rapidamente em um balde com água fria e gelo, isso fará com que perca a consciência em poucos segundos, em seguida, poderei dar início a decapitação sem lhe causar maiores sofrimentos.

Foi o primeiro betta que tivemos, e apesar do cuidado e carinho dispensado, não foram suficientes para impedir que essa situação ocorre-se, não me eximo aqui de qualquer culpa, muito pelo contrário, me sinto totalmente responsável pelo que ocorreu, e creio que dificilmente criaremos algum peixe novamente, apesar dos momentos de alegria e aprendizado que essa figura fantástica nos proporcionou durante 1 anos e alguns meses, tendo consciência que não alcançou a metade do tempo natural de vida, não me sinto qualificado suficiente para atender as exigências necessárias para os detalhes que se fazem necessários para o manejo deste ser vivo.

Espero que este relato chegue aos olhos daqueles que pensam em iniciar sua primeira criação de bettas, não tenho o propósito de desanimar ninguém, mas apenas chamar sua atenção para a imensa responsabilidade que é criá-los.

Mais tarde postarei uma imagem do seu estado, para que possa servir de referência e estudo aos criadores.

Agradeço de coração o apoio de Carla e Romeu.

Última edição por Maisouza85 em Dom 16 Dez 2012, 18:46, editado 1 vez(es)

Maisouza85

Mensagem  Maisouza85 em Dom 16 Dez 2012, 18:43

Imagens da hidropsia + possível orgão (ou tumor) exposto...

Hoje à noite, com muito pesar estarei dando início a eutanásia.

Maisouza85

Mensagem  Maisouza85 em Seg 17 Dez 2012, 13:50

Ainda aguardei hoje de manhã para ver se haveria qualquer mudança, infelizmente o quadro apenas se agravou, as escamas estavam ainda mais eriçadas e já não fazia qualquer tentativa para comer.

A "bolha" ganhou um filete de fungos... o olho que era embaçado estava totalmente branco... pesquisei sobre choque térmico e li que a morte é em torno 6,25 segundos para peixes de grande porte. A água do aquário estava aproximadamente à 28,5°.

Enchi um copo de 1 litro com água, e deixei no congelador até cristalizar a superfície, quebrei a superfície congelada e coloquei vários blocos de gelo, mergulhei o betta. Por conta do choque ele se debateu por poucos segundos, e em aproximadamente 4 à 5 eternos segundos, parou de se debater, retirei-o inconsciente, completamente imóvel, no mesmo instante foi decapitado rapidamente com uma faca em uma tábua.

A sensação é a pior do mundo... o peixe se debate em sua mão, e mesmo sendo uma reação de colapso e não necessariamente dor, é terrível, é pesado, no mesmo instante tive o impulso de retirá-lo e devolver ao aquário, mas sabia que não podia fazê-lo. A faca separou sua cabeça do corpo, e o ruído é devastador, parecia um biscoito de água e sal sendo quebrado, eu não cronometrei, mas todo o processo levou 8 eternos segundos.

Confesso de maneira egoísta que se pudesse voltar atrás,eu não faria nada disso, é uma peso muito grande, preferia vê-lo morrer lentamente e dolorosamente se fosse o caso, mesmo que no fim das contas, muito provavelmente me sentisse péssimo como me sinto exatamente agora.

Desaconselho a eutanásia, não só pelo peixe, mas pelo criador do betta... ou que o faça apenas se tiver PLENA CERTEZA! Se por um momento surgir uma dúvida ou receio, por menor que seja, não faça. ESQUEÇA! Tente aliviar sua partida por outros meios...

Vazio...

Maisouza85

Mensagem  Carla Gusmão em Seg 17 Dez 2012, 23:02

Maisouza, pelas fotos dá para se ter a certeza que ele deveria estar sofrendo muito e a sua cura provavelmente seria impossível... na minha opinião acho que você agiu corretamente, pois abreviou seu sofrimento...

Beijo.

Mensagem  Maria Arruda em Sab 22 Dez 2012, 00:38

Sinto muito pela perda do seu peixe Maisouza...
Bjo
Maria Arruda

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: