Ajuda, Betta doente!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda, Betta doente!

Mensagem  maurithio em Dom 15 Jun 2014, 18:21

Olá,

Comprei um Betta a 4 dias, a princípio não usamos anticloro nem aquecedor por 1 dia (em Curitiba), junto com o aquecedor novo foi colocado decorações em resina. Ontem ele estava com o abdome bastante retraído e parou de comer. Hoje percebi que ele está ofegante, não comeu o dia todo, se mexe pouco e fica parado no fundo, sobe de vez em quando para pegar ar e desce novamente. Hoje me indicaram clorafenicol de uso oftalmico humano, mas precisa de receita, e um líquido concentrado de alho, além de larva de besouro do amendoim foi colocado o oleo no aquario e ele não comeu a larva. O que devo fazer?

Obrigado.

maurithio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda, Betta doente!

Mensagem  Paulo-SP em Dom 15 Jun 2014, 21:11

opa, blz?

o que teu betta tem, sem fotos e outros dados, não tem como saber. Porém algumas coisas que, na minha opinião merecem atenção são:

água - o que vc diz água sem anticloro é água da torneira sem deixar ela descansar ou ela ficou descansando? se não descansou terá cloro sim, se descansou em um recipiente descoberto, provavelmente em 24 horas ela perde o cloro, que se evapora com certa facilidade (mesmo assim é aconselhável usar um anticloro pois, muitas vezes, também é condicionador de água). Compre um condicionador de água (é pouco mais caro que um simples anticloro comum é bem mais benéfico do que ele. O investimento é baixo, a diferença menor ainda e o investimento vai valer a pena, principalmente no teu caso). Antes de usar o condicionador deixe a água descansar 1 ou 2 dias (aliás, usando ou não anticloro/condicionador convém deixar a água descansar sempre pois assim ela estabiliza o ph e alteração não ocorre no aqua, ela perde nitrogênio e também perde o cloro).

TPA (troca parcial de água) ou, a depender do tamanho da beteira, TTA (troca total de água) - a troca deve ser feita parcialmente ou totalmente, dentro de determinado tempo (todo dia a 1 vez por mês, a depender do caso), para remover água contaminada e inserir água nova. A água nova deve ter os mesmos parâmetros da água atual do betta (em especial PH e temperatura, que já devem ser os indicados para o peixe). Para saber a frequencia da TPA ou TTA vc precisa dizer o tamanho do aquario/beteira e se tem ou não filtragem.

temperatura - isso é um problema. Betta é um peixe tropical. de água quente portanto. Além do aquecedor compatível (mais ou menos 1W por litro), seria bom também um termostato (assim se aquece a temperatura de forma controlada, evitando picos e baixas, ou seja, evitando oscilações) mas sem dúvidas, numa cidade fria, o aquecedor é indispensável, ainda que sem termostato (se vc estiver usando um sem termostato deixa ele pois ele é melhor do que nada).

PH - vc chegou a medir? o ph é importante... o ph da torneira aqui em SP é alcalino demais pra betta (acho que pra mim chega a 8.0 mas ao descansar a água ele sobe pra 8.5 mais ou menos...algo muito fora pra betta, que é aconselhável entre 6.8 a 7.3 mais ou menos)

Decoração em resina - foi comprado? foi feito em casa? deixou secar? que tinta foi usada? Ela é uma decoração pra aquário? Se não for especial para aquário ou se não deixou secar ( ou as duas coisas) provavelmente vai contaminar a água com substâncias tóxicas.

Peixe ofegante - Uma série de motivos deixa o peixe ofegante. Muitas vezes é amônia em excesso que acaba queimando as guelras do peixe e dificultando a oxigenação, mas não tem como saber se realmente é esse o motivo. Se for amônia, TPA ou TTA resolvem o problema (mas antes de fazer isso convém saber se ela deve ser parcial ou total etc etc)

Abdómen retraído - não sei o motivo... talvez pouca alimentação talvez alguma doença. Fique de olho. Quando vc comprou ele já estava assim? Se o problema vem de longa data talvez possa ser tuberculose mas acho que ainda é cedo pra dizer isso, até pq o betta tá contigo a poucos dias... Se retraiu recentemente talvez seja apenas falta de alimento.

clorafenicol - cara, não entendi pq o uso do colírio... ainda mais com antibiótico... se o problema era o cloro ele com certeza se evaporou (a menos que vc tenha, novamente, colocado água direto da torneira). Não vejo razão pra usar colírio a não ser que o peixe tenha ferimentos ou alguma infecção bacteriana, o que não dá pra eu saber bem... Mas isso é apenas minha opinião e eu não sou lá mto experiente então se quem te indicou o uso tem experiência desconsidere o que eu disse ehehe

líquido concentrado de alho - também não entendi o uso... alho é bom pra evitar parasitas internos... mas isso aparentemente não tem nada a ver com teu peixe. Muitos dizem que o sabor do alho incentiva a alimentação... eu também nunca percebi isso, aliás percebi o contrário disso! mas tenho 5 ou 6 meses de betta, portanto não sou a pessoa mais indicada pra concluir por um lado ou por outro hehe

oleo - que óleo? melaleuca? ou é alho? não entendi

Larva do besouro do amendoim - melhor do que nada né... é um alimento vivo que os peixes de regra demonstram maior interesse do que ração... então se não come ração talvez coma a larva... mas se der pra arrumar qualquer outro alimento vivo é melhor (mosquito, larva de mosquito, minhoca, tubifex, dafnia, moina, grindal, enquitréia e acho que até artêmia é melhor do que a larva do besouro).

O que devo fazer? - senta que lá vem a história hahaha na minha opinião tudo deve ser feito o quanto antes:

1- Adequar PH e temperatura.

2- Conseguir alimentar o peixe, e para isso o melhor caminho é alimento vivo, qualquer um que o peixe se interesse. Tenta pegar minhoca pequena no jardim, em vaso ou qquer lugar... geralmente os bettas se interessam mais por elas do que pela larva de besouro.

3- comprar um condicionador de água urgente (de preferência de marca boa). O cloro deve ter agredido as guelras e superfície do peixe então o uso de um bom condicionador de água é muito interessante pois além de melhorar a qualidade da água também ajuda na recuperação.

4- aquecedor com termostato - pra evitar variação de temperatura. Manter a temperatura entre 24 e 28 graus (ou qquer coisa assim), lembrando que temperatura alta aumenta a atividade do peixe e pode induzir ele a se alimentar (mas mudanças de temperatura devem ser graduais... nada de pular te uma temperatura pra outra num instante).

5- decidir se é melhor fazer tpa ou tta (portanto saber a litragem e sistema de filtragem do aqua) e então fazer o procedimento usando água descansada, tratada com condicionador e na mesma temperatura e ph da água que o peixe está (se o ph dele estiver fora da faixa de ph indicado para betta fazer a transição de modo muito lento - o ph é exponencial ou seja, se pular de 6.0 para 8.0 não é apenas uma variação de 2 unidades, é algo muito traumático para o peixe).

Na minha modesta opinião, do que eu disse acima, acho que tudo deve ser feito... não adianta fazer uma coisa e não fazer outra ou mesmo deixá-la pra depois.

Eu também tiraria a decoração de resina. É mais uma coisa que pode, eventualmente, trazer substâncias nocivas para um peixe que já está debilitado, a não ser que ela seja própria pra aquário.

Eu também colocaria um pouco de sal grosso na água e folha de amendoeira seca.

Por enquanto acho que é isso. Se der mande mais informações, em especial do que eu fiquei com dúvida.

Abraço e boa sorte.

Paulo-SP

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda, Betta doente!

Mensagem  maurithio em Seg 16 Jun 2014, 11:54

Olá Paulo,

Obrigado pela resposta.

O ph está em 7, ele tem um aquecedor de 2.5w, o aquário tem mais ou menos 2 litros, a decoração foi comprada em loja especializada em aquários, foi feito TPA desde a compra de aproximadamente 50%, o abdome retraído com certeza não é de falta de alimentação, o anticloro foi colocado diretamente no aquário sem o peixe e descansou por alguns minutos apenas, ontem coloquei um pouco de sal grosso no aquário. O óleo é de alho concentrado. Ele não comeu nem ração nem a larva comprada. Eu acho que o problema é alguma infecção porque ele está piorando, a nadadeira está partindo, a respiração está mais lenta e o abdome continua retraído.



Essa é de sábado 14-06



Essas duas são de hoje 16-06

maurithio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda, Betta doente!

Mensagem  Paulo-SP em Seg 16 Jun 2014, 13:07

O ph tá certo!

a temperatura vc controla? vou explicar o pq... a água tá pela metade... o aqua tem volume de 2 litros ou ele está com 2 litros de água dentro? se ele tem tamanho de 2 litros mas está pela metade ele tem apenas 1 litro de água, certo? Além disto, parte do volume de água não é propriamente água pois também tem pedras e decoração... ou seja, talvez o aquecedor de 2.5 esteja muito forte para o volume real de água que pode ser inferior a 1 litro. Por isso seria uma boa medir a temperatura.

O anticloro faz efeito rápido... alguns minutos já é tempo suficiente pra remover o cloro (a não ser que a bula diga o contrário mas acho que todos são assim, pelo menos dos poucos anticloros que eu conheço todos tem efeito é imediato). Agora, o cloro não é o único problema hein! tem que deixar a água descansar! Coloca pra descansar hj a água que vc vai usar amanhã. Basta fazer disso uma rotina e uma das coisas que podem dar problema estará resolvida.

Outra coisa, eu tiraria as pedras e decoração... além dos dois itens diminuírem o volume real de água do peixe,  as pedras especificamente ajudam a juntar matéria orgânica (dejetos e resto de ração) e este fato aliado ao pequeno aqua certamente fará um boom de amônia (a não ser que sejam feitas tpa diárias que, pelo que entendi, vc já está fazendo, certo?). Porém o problema de pouco espaço real para o peixe será mantido, mesmo com tpas...

O aqua redondo também não vai bem... o formato curvo deforma a imagem que o peixe recebe e isso acaba prejudicando a saúde dele (stress etc). Isto é comumente dito por aí, se quiser dá uma pesquisada que vc acha. Eu nunca vi nenhum estudo científico neste sentido mas também nunca procurei saber mais pois já me pareceu legítimo dizer que a imagem distorcida estressa o peixe e é o que eu acredito, embora me falte base científica.

Visivelmente o peixe não está bem mas não me pareceu muito magro nem muito debilitado... achei que ele estava pior (não estou dizendo que ele está bem mas o fato dele não estar muito ruim deixa menos difícil a recuperação). Acho prioridade forçar alimentação, seja com qual alimento for... parece bobeira o que eu vou dizer mas qquer pernilongo que vc conseguir pegar e ele comer já é uma ótima ajuda pois a alimentação é indispensável para o peixe se recuperar.

"O óleo é de alho concentrado"... cara, sei lá... quem te indicou isso? vc tá colocando muito? existe o risco disso estar intoxicando o peixe?...

"a nadadeira está partindo" é... não consigo ver isso mas se está acontecendo pode ser alguma bactéria ou fungo sendo que o fungo normalmente dá aspecto de bolor... Se for alguma doença acho que seria de bactéria... fungo geralmente é algo bem sintomático. O peixe, se bem alimentado e com água boa (no mínimo temperatura e ph corretos e constantes) pode se recuperar sozinho e, se não acontecer, tem que usar remédio (algum medicamento que combine fungicida e bactericida ajuda). Acho que o que eu tenho aqui é da alcon.

Pro sul é mais complicado pois é planta de calor mas tenta arrumar folha de amendoeira... ela ajuda muito!

Bom, acho que é isso, mas vai dando notícias de como as coisas vão.

Abraço

Paulo-SP

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda, Betta doente!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum