FÓRUM BETTA SÃO PAULO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MATÉRIA REFERENTE AOS "TIPOS" DE AQUÁRIOS E SUAS UTILIZAÇÕES.

2 participantes

Ir para baixo

MATÉRIA REFERENTE AOS "TIPOS" DE AQUÁRIOS E SUAS UTILIZAÇÕES. Empty MATÉRIA REFERENTE AOS "TIPOS" DE AQUÁRIOS E SUAS UTILIZAÇÕES.

Mensagem  Marcos1000Bil Seg 24 Ago 2015, 15:32


Tipos de Aquários e sua utilização:
(Por Juarez Raposo Câmara)

Abordaremos os tipos de aquários e suas utilizações a qual podemos classificar da seguinte maneira: comunitário, quarentena, hospital, criação e depósito. Todos esses tipos de aquários obedecem determinadas medidas e decorações de acordo com a finalidade a qual são destinados.

AQUÁRIO COMUNITÁRIO OU ORNAMENTAL: estes são aqueles onde o aquarista põe em prática toda a sua atividade e experiência em criar os ambientes aquáticos, cultivando peixes e plantas. Neste aquário todo o cuidado é pouco só devendo ser introduzido peixes e plantas sadios e equipamentos e objetos devidamente desinfetados a fim de garantir sua integridade. Neste conjunto harmonioso a manutenção do equilíbrio biológico e da saúde de seus habitantes terá como conseqüência o alcance de sua plenitude proporcionando beleza e satisfação ao aquarista com os resultados obtidos.

AQUÁRIO DE QUARENTENA: se todos os aquaristas levassem a sério a importância da utilização deste tipo de aquário certamente 70% do sucesso em aquariofilia estaria garantido. Pois se analisarmos, quem pode assegurar se não o próprio aquarista após a quarentena as condições de saúde do peixe adquirido? Das lojas nacionais que comercializam peixes, acredito que apenas 1% quarentenam seus peixes antes da venda. Geralmente os peixes saem das mãos de seus coletores ou criadores para as mãos dos atacadistas e vão para as lojas em poucos dias sofrendo inúmeras agressões (stress, acondicionamento inadequado, desnutrição, contato com parasitas, etc.) neste trajeto. Aí a maioria dos aquaristas na ânsia de colocar seus peixes recém adquiridos em seus aquários comunitários introduzem peixes debilitados que podem estar transportando inúmeros parasitas que poderá ser fatal para todos os habitantes do mesmo.
A utilização do aquário quarentena está em mantermos os peixes recém adquiridos em um ambiente que lhe seja amistoso para possa se recuperar do stress, desnutrição, etc., além de caso apresente alguma doença que possa ser tratada sem o risco de contaminarmos os peixes saudáveis do aquário comunitário. Este aquário poderá ser um aquário velho ou mesmo um adquirido para este fim tendo em média uns 40 cm de comprimento, filtragem biológica, plantas e pedras, o que dará mais tranqüilidade para o recém chegado. Na realidade este aquário é quase igual ao comunitário, porém mais simples e menor.

AQUÁRIO HOSPITAL: como o nome já diz, é aquele onde tratamos os peixes doentes, desprovido de plantas e substrato apenas devemos colocar um filtro externo, luminária, alguma planta plástica e uma ou duas pedras para dar um sentido maior de segurança ao peixe tratado. Costuma-se cobrir as paredes do aquário com cartolina escura deixando apenas a parte frontal para que possamos observar o peixe. Nunca utilize qualquer medicamento diretamente no aquário comunitário pois certamente ocasionará o desequilíbrio biológico prejudicando peixes e plantas; o recomendado é a transferência do peixe infectado ou suspeito para um aquário hospital para que seja submetido a tratamento adequado.

AQUÁRIO CRIAÇÃO: este tem como principal função a manutenção da espécie a que se pretende reproduzir, oferecendo as condições ecológicas idênticas as encontradas em seu habitat de origem. Geralmente se mantém neste aquário apenas um ou mais casais de acordo com a espécie oferecendo caso seja necessário abrigos para proteção dos filhotes. Existem diversas maneiras de montar estes aquários uns preferem montar de maneira artificial outros procuram a mais natural, no capítulo destinado à reprodução falaremos com mais detalhes dando inclusive diversos exemplos de montagem.

AQUÁRIO DEPÓSITO: estes são utilizados por criadores, atacadistas e lojistas para estocar seus peixes ornamentais. São aquários que mantém os peixes por curtos períodos sendo imediatamente lavados e desinfetados para receberem logo depois mais peixes. Infelizmente muitos aquaristas tem estes aquários como referência e costumam superpovoar seus aquários o que os levam a ter inúmeros problemas inclusive a não conseguirem jamais o equilíbrio biológico deste. É importante que o aquarista tenha em mente que seu aquário é o ornamental e este montado de forma correta tem como principal característica a existência de muitas plantas e poucos peixes.
Marcos1000Bil
Marcos1000Bil

Mensagens : 76
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 43
Localização : Santo André/SP

Ir para o topo Ir para baixo

MATÉRIA REFERENTE AOS "TIPOS" DE AQUÁRIOS E SUAS UTILIZAÇÕES. Empty Re: MATÉRIA REFERENTE AOS "TIPOS" DE AQUÁRIOS E SUAS UTILIZAÇÕES.

Mensagem  Marcílio Lemos Seg 24 Ago 2015, 15:36

Excelente matéria!!!
Marcílio Lemos
Marcílio Lemos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 56
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos