FÓRUM BETTA SÃO PAULO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

betta doente?

3 participantes

Ir para baixo

betta doente? Empty betta doente?

Mensagem  deiseh Ter 11 Set 2012, 20:02

Olá, tenho um betta a um pouco mais de um ano e de 3 semanas pra cá ele começou a ficar estranho. o peixe fica só no fundo do aquário e ficava meio deitado e passou a não comer. me indicaram o uso de um bactericida e estou usando o Labcon Bacter e passei a usar um condicionador na água ao invés de usar apenas água filtrada. ele deu uma melhora, mas eu troquei o aquário dele por um maior e meu betta não tá comendo direito. o peixe só come quando transfiro ele para um recipiente menor. notei também que o peixe está com um olho meio inchado e maior que o outro. alguém sabe me dizer o que devo fazer? obrigada
deiseh
deiseh

Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/09/2012
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Alessandro Marcondes Ter 11 Set 2012, 21:43

Olá Deiseh, para poder ajudá-la preciso primeiro saber de algumas coisas: Qual a temperatura da água em que o Betta está? Qual o PH? Qual o volume exato do aquário? O aquário possui filtragem e aquecimento? Seu Betta está com pontos brancos ou tufos parecendo algodão pelo corpo? As suas fezes estão brancas ou normais?
Abraço.











_________________________________________________________________________
Médico Veterinário
Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  deiseh Qua 12 Set 2012, 19:43

Olá Alessandro, eu não sei a que temperatura está porque não tenho o termômetro e vou adquirir um ainda e não sei como está o ph. estou usando água do chuveiro deixada de um dia para o outro para deixá la em temperatura ambiente e aplicando um condicionador de água. estou fazendo as trocas parciais de água normalmente. antes utilizava água filtrada, mas parei por causa do frio, mas agora está bem calor. ele não está com pontos bracos no corpo e suas fezes estão normais. meu peixe é meio malandro as vezes, e ele antes de ficar assim era bem guloso e bem animado. agora ele não está tão animado assim e não come no aquário dele e só come quando o coloco em um outro recipiente. ele em determinados momentos sobe bem rápido a superfície e desce. o aquário atual dele é de aproximadamente 1 litro e 200 ml +-, e o antigo era bem menor. o novo aquário tem pedrinhas e um brinquedinho, itens que o antigo não tinha.
deiseh
deiseh

Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/09/2012
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Alessandro Marcondes Qui 13 Set 2012, 02:08

Olá Deiseh, como ele está com um olho inchado, ele pode estar com algum tipo de infecção por bactérias; neste caso, já que o aquário que ele está tem 1,2 litros, você vai fazer o seguinte procedimento: misture sal na água (uma colher rasa das de café), pingue uma gota de "Fungicida e Bactericida" da marca "Atlantis", troque diariamente 50% da água (usando água desclorada e com o mesmo PH e temperatura da água do aquário) e toda vez que trocar os 50% da água, misture novamente sal na água (desta vez meia colher rasa das de café) e pingue mais uma gota do "fungicida e Bactericida", procure dar, além da ração, alimentos vivos como artêmia, não deixe a temperatura da água baixar dos 26 ºC. Faça esse tratamento por cinco dias e me avise se o Betta obteve melhoras ou não...
Obs.: Não sou fornecedor dos produtos da "Atlantis", nem ganho nada indicando essa marca, é que realmente seus medicamentos são muito bons e não são muito caros, sempre obtive bons resultados usando os mesmos.
Abraço.








____________________________________________________________________
Médico Veterinário
Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  deiseh Sex 14 Set 2012, 20:23

Olá Alessando, na minha cidade é bem difícil achar esse bactericida e o único que encontrei foi o bacter da Labcon e estou colocando meia cápsula na água dele e trocando de 3 em 3 dias e falta apenas uma aplicação de 5 ao qual me recomendaram. Ele está com falta de apetite e só come quando transfiro para um outro recipiente. Realmente estou preocupada com o meu betta, pois gosto muito dele. não utilizei o sal ainda, mas posso utilizá-lo com esse medicamento que estou usando e trocar 50% da água como foi dito por você anteriormente? Um abraço
deiseh
deiseh

Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/09/2012
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Alessandro Marcondes Sáb 15 Set 2012, 20:13

Olá Deiseh, pode usar sim o sal junto com esse medicamento que você está utilizando, pois ele será um ótimo auxiliar no tratamento, use-o na quantidade que eu já te recomendei e procure dar alimentos vivos para ele, para ver se estimula o seu apetite. E com esse medicamento que você está usando, faça TPAs de 50% de 2 em 2 dias.
Continue postando e informando como está a condição do seu Betta.
Abraço.










_______________________________________________________________________
Médico Veterinário
Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  deiseh Dom 16 Set 2012, 19:33

Olá Alessandro, as aplicações do bactericida que eu estava usando acabaram e agora só posso aplicar de novo daqui a 15 dias. vou começar a deixar a água só com o sal e trocar 50% da água de 2 em 2 dias ou pode ser diariamente? O meu betta continua não comendo no seu aquário e quando ele sobe até a superfície é bem rápido e desce na mesma hora e fica parado no fundo . Todos os dias o estou alimentando em um outro recipiente e parece que ele gosta mais de lá do que do aquario. Esse recipiente é de lousa e não sei porque ele está agindo assim,mas o recipiente é maior que o aquario e está bem desinfetado. Desde que comprei o meu betta ele sempre esteve em um aquario menor do que o atual e estava muito bem adaptado, estou achando que ele não gosta do aquario atual rs. Já os alimentos vivos, não vendem na minha cidade e se você tiver alguma sugestão de algum outro jeito. Um abraço
deiseh
deiseh

Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/09/2012
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Alessandro Marcondes Seg 17 Set 2012, 10:00

Olá Deiseh, como você vai usar só o sal no tratamento, pode trocar 50% da água diariamente.
Já que seu Betta está se alimentando melhor no recipiente de louça, deixe ele lá por uns dias para ver se ele consegue se recuperar.
Procure dar uma ração para Bettas com alto teor de proteínas, as rações granuladas para Bettas da "Sera" são muito boas.
Vai postando as dúvidas...
Abraço.










_____________________________________________________________________
Médico Veterinário
Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  deiseh Seg 17 Set 2012, 19:49

Olá Alessandro, estou seguindo suas dicas e vou observar bem o meu betta durante essa semana. A ração que uso para alimentá-lo é a Pro Betta Show, anteriormente usava a Betta Float e no período que eu alimentava o peixe com esta ração que ele começou a ficar assim. Ambas tem um teor de proteína entre 44 e 47%.Vou procurar pelas rações granuladas da Sera e irei providenciar os equipamentos como termômetro e aquecedor para o aquário para serem usados quando necessário. Obrigada pela ajuda, estou aprendendo muito neste fórum.
deiseh
deiseh

Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/09/2012
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Romeu Bari Ter 02 Out 2012, 10:16

Bom dia Deiseh, como está seu Betta? Ele apresentou melhoras? Vai postando as notícias sobre o estado de saúde dele...
Abraço!











__________________________________________________________________
Técnico de Laboratório
Técnico Veterinário
Romeu Bari
Romeu Bari
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 54
Localização : São Paulo/SP - Brasil

https://brasil-ciclideos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Alessandro Marcondes Ter 09 Out 2012, 17:48

Olá Deiseh, como está a saúde do seu Betta? Poste notícias.
Abraço.












____________________________________________________________________
Médico Veterinário
Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

betta doente? Empty Re: betta doente?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos