FÓRUM BETTA SÃO PAULO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexagem prematura dos Bettas

3 participantes

Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Adalberto Jaworski Qua 14 Nov 2012, 23:51

Olá meus amigos,

Primeiramente eu gostaria de agradecer em meu nome e da minha filhota pela recepção calorosa em nossa apresentação. Very Happy
Estamos orgulhosos de participar de uma comunidade que assim como nós, adora esses animais incríveis que são os Bettas.
No texto abaixo vou tentar ser claro sem prolongar demais as frases para não me tornar cansativo, qualquer erro que eu possa cometer peço adiantadamente que me perdoem principalmente se o conteúdo foi postado em local errado.
Como comentei em minha apresentação, estou sofrendo um pouco com a minha criação de Bettas, o que eu tenho visto aqui perto de onde eu moro são lojas vendendo os peixes muito antes de se poder fazer a sexagem o que acho absurdo, mas se tratando de um mundo capitalista extremamente selvagem, acredito que eu não seja o único a perceber isso.

Bom, vamos lá!

Parâmetros do aquário:
50 litros nominais, descontando duas rochas e o substrato (fértil+camada inerte) e plantas, deve ter uns 45 litros de água.
Filtro Atman HF300
Injeção de CO² (sistema de injeção feito artesanalmente) Very Happy (apenas dia)
Uma bomba de ar que funciona intercalada com o CO² (apenas noite)
Iluminação: 2 lâmpadas de 33w que ficam ligadas de 6 a 8 horas/dia.

Flora:
Eleocharis minima, Cabomba, Carymbosa, Sagitaria, Valisnéria, Alternanthera reineckii “rosaefolia”, Hygrophila polysperma e Ludwigia RED

Fauna: (Aqui começa o problema) Sad

Inicialmente 4 Bettas supostamente fêmeas que quando compradas estavam todas no mesmo aquário na loja.
Quinze dias após a compra, eu sai para atender alguns clientes pela manhã, quando retornei havia somente um peixe vivo no aquário, como o dia havia esquentado bastante reparei que na superfície da água havia um ninho de bolhas. Logo descobri o motivo da morte das fêmeas.
No mesmo dia fui até a loja que comprei os peixes e reclamei com o rapaz que me atendeu na primeira vez, ele me garantiu que tinha sido um fato isolado e me deu quatro peixes repondo a primeira remessa. De imediato fiquei contente pois não teria que explicar para minha filha o motivo da morte dos peixes.
Um dia antes de eu me cadastrar no fórum novamente tive problemas com os peixes que conviviam a mais de dois meses em harmonia, duas fêmeas morreram os dois que ficaram aparentemente se estranhavam mas não se agrediam, no final do dia tive que separá-los pois o aquário
se tornou um ringue de K1.
O peixe que ficou no aquário de 50L tenho certeza que é fêmea, o que eu separei já não tenho certeza. Estou postando uma foto dele abaixo e gostaria da opinião de vocês.

Sexagem prematura dos Bettas Bettaru

A nadadeira dorsal está um pouco menor devido as mordidas que a fêmea deu.

O objetivo deste tópico é não apenas matar a dúvida sobre este peixe em questão, mas também para que possamos refletir que rumo está tomando o aquarismo no Brasil já que não podemos confiar nem nos lojistas do ramo.
Eu honestamente estou um pouco desapontado e ainda não tive o trabalho de repor as baixas que tive no aquário, minha intenção era de começar a reprodução de Bettas por ser um peixe lindo e pra mim uma experiência nova pois só havia criado poecilídeos até então mas confesso que estou desmotivado.

Aguardo ansioso pelo comentário de vocês.
Adalberto Jaworski
Adalberto Jaworski

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Carla Gusmão Qui 15 Nov 2012, 00:01

Olá Adalberto, pela foto parede ser um macho jovem, más para ter certeza você deve observar se há um ponto branco no abdome do peixe (ovopositor); se tiver o ponto branco no abdome é uma fêmea, se não tiver tudo indica que seja um macho jovem ou pode ser até mesmo um macho "Plakat" (cauda curta).
Dê uma observada nele e poste mais comentários...

Beijo!









__________________________________________________________________
Bióloga
Carla Gusmão
Carla Gusmão

Mensagens : 257
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Alessandro Marcondes Qui 15 Nov 2012, 00:16

Adalberto, analisando a foto, eu concordo com a Carla, parece ser um macho jovem, más de qualquer forma faça o que a Carla disse e poste mais comentários.
E não fique desanimado, a aquariofilia ainda vai te trazer muitas alegrias, para você e para sua filha, pois é um hobby magnífico; infelizmente o mercado aquarístico nacional carece muito de profissionais qualificados...
Abraço.











_____________________________________________________________________
Médico Veterinário










Alessandro Marcondes
Alessandro Marcondes

Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Adalberto Jaworski Qui 15 Nov 2012, 00:41

Carla e Alessandro, obrigado pelas respostas
O peixe não possui ovopositor.
Creio que aconteceu o mesmo que na primeira remessa de peixes.
Por serem vendidos muito jovens, só se percebe que são machos após as brigas dentro do aquário. Vale ressaltar que este peixe encontra-se em uma beteira e ao ser colocado próximo de outros machos ele se arma todo, tem em média 5cm contando a cauda.
O macho da remessa anterior parece-me um half moom porem as nadadeiras inferiores são picotadas igual a dos crown tail.
Adalberto Jaworski
Adalberto Jaworski

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Carla Gusmão Qui 15 Nov 2012, 15:02

Adalberto, com certeza se trata de um macho jovem, que ainda não se desenvolveu totalmente.
Beijo.












________________________________________________________________
Bióloga
Carla Gusmão
Carla Gusmão

Mensagens : 257
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Adalberto Jaworski Dom 18 Nov 2012, 14:49

Olá pessoal, ainda estou intrigado com o comportamento do Betta que não consegui definir o sexo.
Ele parece muito agressivo quando colocado ao lado de machos e fêmeas e muito se assemelha a um macho Plakat como nossa querida Carla comentou no outro post.
Como eu sou teimoso e estou acompanhando o crescimento do danado resolvi compartilhar mais algumas fotos, se não for um macho Plakat com certeza é uma fêmea que nenhum macho vai conseguir abraçar pois ela é invocada d+ Very Happy

Sexagem prematura dos Bettas Closedobetta

Aqui um close do danado, acho que a foto agora ficou melhor.
Reparem que nadadeira dorsal está quase regenerada.

Sexagem prematura dos Bettas Ovopositor
Adalberto Jaworski
Adalberto Jaworski

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Carla Gusmão Dom 18 Nov 2012, 19:29

É Adalberto, a coisa tá estranha mesmo, se o peixe tem ovopositor é uma fêmea; pode ser que seja uma fêmea com problemas hormonais, ela pode estar produzindo mais hormônio masculino que o normal... Ou foi tratada com hormônios pelo criador...

Beijo!










__________________________________________________________________
Bióloga
Carla Gusmão
Carla Gusmão

Mensagens : 257
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Adalberto Jaworski Dom 18 Nov 2012, 20:56

Carla, eu já li algo a respeito sobre o uso de hormônios para o desenvolvimento de fêmeas com características de machos, os criadores os usam para subir o valor comercial dos peixes que são vendidos como machos.

Considerando as duas hipóteses

1- A Fêmea foi tratada com hormônios masculinos ( o que acho absurdo ser feito só por causa do $$$$ )

2- A Fêmea está produzindo mais hormônio masculino

Para cada uma delas, qual seria a solução?

Grande abraço



Adalberto Jaworski
Adalberto Jaworski

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Carla Gusmão Seg 19 Nov 2012, 14:46

Olá Adalberto, no caso da fêmea ter sido tratada com hormônios, a única coisa que se pode fazer é esperar o efeito dos hormônios passarem e torcer para que o quadro que ela apresenta seja reversível, ou seja, que ela fique menos agressiva e consiga reproduzir...
Já no caso dela estar produzindo mais hormônio masculino que o normal, não há o que ser feito, pois nesse caso o problema é de ordem genética...
Beijo!










_____________________________________________________________________
Bióloga
Carla Gusmão
Carla Gusmão

Mensagens : 257
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Adalberto Jaworski Seg 19 Nov 2012, 22:57

Mais um vez obrigado por sua contribuição valiosa Carla, eu deixei essa fêmea separada e só consegui observar o ovopositor ontem quando postei as fotos.
Estou pensando em coloca-la novamente com as demais, mas antes deixa-la se ambientar colocando a beteira próxima ao aquário principal.
Estou com um outro problema que é o íctio, perdi uma fêmea linda hoje mesmo com o aquário em tratamento com bactericida/fungicida + parasiticida atlantys e com temperatura em torno de 30 graus.
Pensei no sal grosso mas como nunca tratei de bettas não sei se eles suportam salinidade na água.
Acabei falando sobre a doença no aquário no tópico errado desculpem.

Beijos
Adalberto Jaworski
Adalberto Jaworski

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem prematura dos Bettas Empty Re: Sexagem prematura dos Bettas

Mensagem  Carla Gusmão Ter 20 Nov 2012, 00:11

Adalberto, quanto à sua dúvida se Bettas suportam sal na água, veja o seguinte tópico:

https://brasil-ciclideos.forumeiros.com/t45-tolerancia-do-betta-a-salinidade-da-agua


Sinto muito pela perda da fêmea; e quanto ao tratamento para íctio, é esse mesmo que você já está fazendo, parasiticida e temperatura em torno dos 30ºC, só não esqueça das TPAs (30 % a cada cinco dias, sempre utilizando água sem cloro e com os mesmos parâmetros da água do aquário)...

Beijo!









________________________________________________________________________
Bióloga
Carla Gusmão
Carla Gusmão

Mensagens : 257
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos